Segurança de OT deve ser prioridade para empresas que possuem infraestruturas críticas. Conheça panorama de ataques e principais riscos.

Tendo em vista o seu alto grau de importância para a manutenção das operações, diversas infraestruturas de OT se tornaram alvo de ciberataques
Um dos benefícios proporcionados pela transformação digital, sobretudo ao considerarmos os impactos da Indústria 4.0, foi a integração de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e a IoT (Internet das Coisas) nas rotinas industriais. Além de favorecer a coleta e a análise de um grande volume de dados, a entrada de novos recursos trouxe mais agilidade e facilidade para operações complexas, permitindo, por exemplo, o acompanhamento de índices de saúde de equipamentos para otimizar a produção, reduzindo o número de paradas não programadas.
No entanto, para que essa integração acontecesse, foi necessário estabelecer relações diretas entre as infraestruturas operacionais – antes isoladas de quaisquer conexões ativas com a internet ou outros sistemas de informação – e as redes de TI. Com isso, precisamos considerar que novos controles devem ser adotados não só para assegurar a continuidade das operações, como também a segurança dos dados.
Segundo o relatório “Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança 2023”, divulgado pela Fortinet, 75% das empresas de OT sofreram algum ciberataque em 2022. Dentre as ameaças mais comuns, destacam-se os malwares, com 56% das ocorrências, seguidos dos phishings, com 49%, e ransomwares, com 32%. Na América Latina e no Caribe, 63% das organizações também demonstraram preocupação com incidentes envolvendo o sequestro de informações, principalmente ao considerar que esse ataque foi o mais frequente no ano anterior.
Complexidade na gestão
Dentre os desafios elencados para a manutenção da segurança operacional, a complexidade na gestão dos recursos destaca-se como o principal. Ainda de acordo com o estudo da Fortinet, 80% dos respondentes revelaram ter mais de 100 dispositivos OT habilitados para IP. Essa realidade demonstra claramente como a proteção destas infraestruturas tem se constituído um desafio para as equipes técnicas.
Hoje, considerando a integração e as demandas que os sistemas industriais possuem em relação às redes de TI, precisamos ter em mente que quaisquer impactos nessas cadeias produtivas podem ter graves consequências. A depender da criticidade do sistema, falamos de prejuízos que vão desde a interrupção de serviços essenciais até falhas em configurações que podem colocar em risco a saúde e o bem-estar da população como um todo, sem contar os colaboradores envolvidos no processo.
Em 2021, os Estados Unidos declararam estado de emergência em 17 dos seus 50 estados após um ataque cibernético interromper as operações do maior oleoduto do país. Responsável por 45% do abastecimento aéreo da costa leste, a infraestrutura teve suas operações interrompidas, que geraram impactos diretos no preço dos combustíveis. Em decorrência da rápida resolução, o ataque não teve consequências mais graves, mas, na época, era estimado que, se não fosse imediatamente resolvido, poderia trazer consequências diretas para a economia norte americana e europeia.
O mercado de cibersegurança industrial
Tendo em vista esse cenário, é esperado que, até 2029, US$ 42 bilhões sejam movimentados no mercado de cibersegurança industrial, representando um CAGR de 14,2%, de acordo com dados da Meticulous Research. A tentativa das organizações é, justamente, reduzir a complexidade na gestão dos sistemas e mitigar os riscos provenientes da integração entre os ambientes de TI e OT.
Segundo o levantamento da Fortinet, para os entrevistados, a segurança cibernética dessas infraestruturas também traz benefícios que vão além da proteção de dados, estendendo-se para a eficiência e flexibilidade das operações. Os setores que mais devem investir em recursos de proteção são a manufatura, a energia, os transportes, a logística e os serviços públicos.
Na Under Protection, temos a expertise necessária para auxiliar a sua empresa a fortalecer a segurança de OT, através de soluções completas, baseadas em recursos de nova geração. Para conhecer todas, entre em contato com nossos executivos.
Fonte:
https://www.cisoadvisor.com.br/ciberseguranca-industrial-vai-movimentar-us-43-bi-ate-2029/