Inteligência Artificial na Segurança Corporativa: quais são as oportunidades e os riscos dessa tecnologia?

A Inteligência Artificial está revolucionando a cibersegurança, mas também apresenta riscos que demandam atenção das organizações

A Inteligência Artificial (IA) vem sendo uma das grandes influenciadoras na transformação digital das empresas, impactando em diversas etapas da rotina corporativa: podemos falar de aplicações desde o atendimento ao cliente e a análise de dados até a automação de processos industriais.

Hoje, cerca de 72% das companhias ao redor do mundo já adotaram essa tecnologia em algum grau, segundo a McKinsey. No entanto, no campo da segurança cibernética, além dos benefícios no aprimoramento de diversas soluções, essa tecnologia também vem repleta de riscos.  

Riscos da IA: quais são e como combater? 

Embora ofereça inúmeras vantagens, a IA traz alguns perigos inerentes que não podem ser ignorados, principalmente quando a tecnologia também está implementada nos processos da organização, uma vez que sua complexidade e a autonomia aumentaram a superfície de ataque.

Hoje, mesmo com as organizações desenvolvendo práticas robustas de segurança, a IA pode ser utilizada por cibercriminosos para sofisticar as técnicas utilizadas por ameaças. Algoritmos avançados são capazes de realizar ataques automatizados em larga escala, como phishing por e-mails personalizados, e engenharia social, como os deepfakes, que se tornam mais difíceis de detectar.

Além disso, a IA também pode ser comprometida ou manipulada através de ataques de envenenamento de dados, resultando em tomadas de decisão incorretas e diversas falhas na proteção do ambiente, sem contar nas vulnerabilidades relacionadas ao vazamento de dados. Tudo isso gera desafios éticos e de conformidade para as organizações, muitas vezes inviabilizando a adoção e o desenvolvimento da tecnologia no ambiente.

Benefícios que as empresas podem aproveitar 

No entanto, para além das vulnerabilidades, a IA traz uma série de vantagens, principalmente na proteção dos ambientes corporativos. Nos processos, por exemplo, essa tecnologia pode contribuir na:  

  • Automação da detecção de ameaças: a Inteligência Artificial tem capacidade para processar um grande volume de dados, identificando padrões de comportamento suspeitos e ataques em estágio inicial. Ao aplicá-la, a empresa pode elevar a sua capacidade de análise, elevando a proteção do ambiente e reduzindo a sobrecarga sobre os profissionais;  
  • Análise preditiva e identificação de vulnerabilidades: a IA é uma ferramenta capaz de aprender. Ao aplicá-la na geração de conhecimento sobre o ambiente, seja com experiências de incidentes passados ou análise de vulnerabilidades, é possível gerar insights estratégicos para aprimorar os controles de SI.  
  • Redução de erros humanos: a IA pode ser aplicada na automação de diversos processos, reduzindo o risco de falhas humanas, como configurações incorretas ou distrações em situações críticas, além de aprimorar os controles aplicados, por exemplo, na identificação de riscos.  
  • Monitoramento contínuo: assim como o nosso SOC NG, que utiliza tecnologias de nova geração, como a IA, é possível acompanhar as atividades do ambiente a fim de detectar quaisquer atividades suspeitas, reduzindo a superfície de ataque ainda nos estágios iniciais de um incidente.

Como aplicar a IA de forma ética e segura na minha empresa? 

Para aproveitar todo o potencial da tecnologia, é essencial que a organização adote uma postura integrada, desde a abordagem ética dos controles necessários até o desenvolvimento de políticas claras que vão nortear o desenvolvimento e a aplicação da IA.  

Na Under Protection, temos soluções que contribuem desde o monitoramento do ambiente, auxiliando na identificação e mitigação de incidentes, até processos que contribuem no fortalecimento da maturidade das organizações, aproveitando os investimentos já realizados.  

Para saber mais, entre em contato com nossos executivos e conheça soluções ideais para a sua necessidade.

Compartilhe

INSCREVA-SE PARA RECEBER
ATUALIZAÇÕES

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail

    SIGA-NOS