CISO: entenda a relevância desse executivo nas organizações

Figura do C-level pode representar mais maturidade e um melhor controle das políticas de Segurança da Informação 

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar no CISO, sigla que se refere ao cargo de Chief Information Security Officer. Esse C-level, hoje bastante comentado pelas empresas de Segurança da Informação e conselhos de administração, é o executivo responsável por assegurar a proteção dos dados de uma organização, aplicando controles, boas práticas, tecnologias e processos que auxiliem nessa função.  

Apesar de conhecido, a presença do CISO ainda não é frequente nas empresas, seja pela falta de conhecimento ou de uma estrutura robusta de SI. Caso a sua ainda não conte com esse profissional nível sênior ou não conheça as suas atribuições, reunimos aqui as principais responsabilidades e benefícios que a presença deste executivo proporciona.  

Qual é o papel que o CISO ocupa na organização?  

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender: como você avalia hoje o seu sistema de Segurança da Informação?

O CISO é o profissional responsável por todos os processos e controles relativos à SI, desde a definição de políticas, o desenvolvimento do Disaster Recovery, a gestão das operações da área até a contratação e coordenação do time. Porém, é importante ressaltar que o CISO não é o único necessário para que a empresa tenha ganhos em maturidade e proteção.

Este executivo é apenas a ponta do iceberg de uma série de medidas que devem envolver toda a organização, desde os colaboradores até a diretoria, para que tenham real efetividade e gerem resultados na proteção das informações.

E os benefícios: quais são os diferenciais desse profissional?

Frente às transformações digitais que estamos vivendo nos últimos anos, a necessidade por controles de segurança aumentou, demandando das organizações uma atuação proativa e eficiente. Diante disso, o CISO é o profissional mais recomendado para liderar e organizar os processos, contribuindo para a maior proteção das informações e a elevação do nível de maturidade da empresa.

Sua presença e plena atuação podem representar mudanças significativas na execução de processos, trazendo inúmeros benefícios, a exemplo de:  

  • Gestão efetiva dos ativos de SI por um profissional formado e capacitado para cuidar da proteção física e digital;  
  • Conhecimento aprofundado para o estudo do ambiente e estabelecimento de políticas;  
  • Orientação profissional para o estabelecimento de processos adequados às necessidades do ambiente;  
  • Compreensão da cultura organizacional, o que contribui no desenvolvimento de procedimentos e programas adaptados à rotina dos colaboradores, trazendo ações de alto impacto;  
  • Coordenação das equipes de SI;  
  • Elaboração e orientação do plano de recuperação de desastres.  

O papel do CISO na Jornada da Segurança 

Na Under Protection, executamos nossas ações com base na Jornada da Segurança, que estabelece uma série de fases a fim de identificar o atual estágio de maturidade e as principais necessidades de uma organização.

Nesse processo, a figura do CISO contempla todas as etapas, atuando frente à orientação das equipes, dos gestores e do conselho de administração sobre quais são as medidas necessárias a fim de elevar os controles do ambiente e desenvolver um Sistema de Gestão de Segurança da Informação 

 

A Under Protection atua com uma estrutura completa para fornecer todo o suporte necessário. Para saber mais sobre o CISO ou entender como é possível anexar essa figura à sua empresa, fale agora com nossos executivos através da aba “Contato”.

Compartilhe

INSCREVA-SE PARA RECEBER
ATUALIZAÇÕES

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail

    SIGA-NOS