Proteção de OT em 2024: como mitigar riscos em ambientes industriais integrados

Com a convergência entre TI e OT, a segurança operacional enfrenta novos desafios. Veja como sua empresa pode proteger esses sistemas críticos com soluções completas
A convergência dos ambientes de TI (Tecnologia da Informação) e OT (Tecnologia Operacional) trouxe oportunidades para o setor industrial, ao conectar diferentes sistemas e aumentar a eficiência das operações, a partir de tecnologias de automação, com grande potencial na análise de dados. No entanto, essa interligação também ampliou a superfície de ataque, elevando a complexidade na gestão da segurança e tornando os sistemas industriais mais suscetíveis a ciberataques.
De acordo com o Estudo de Tecnologia Operacional e Cibersegurança de 2024, realizado pela Fortinet, 73% das organizações afirmaram que sofreram intrusões com impactos em seus sistemas de OT ou ambos (TI e OT). Além disso, 49% das empresas globais ainda não possuem programas robustos para proteger suas infraestruturas de OT, conforme dados da Control System Cybersecurity Association International e da KPMG.
Esse cenário reflete a crescente complexidade na gestão de riscos cibernéticos. A Fortinet indica que, em 2024, apenas 5% das empresas possuem total visibilidade de seus ambientes, um decréscimo em relação aos 10% registrados em anos anteriores. Os impactos desses ataques são severos, resultando em perda de produtividade (55%), receita (52%) e degradação da imagem da marca (52%). Para lidar com isso, é essencial que as empresas tenham uma atuação ativa, tanto na aplicação de processos quanto de tecnologias para contribuir com a segurança desses ambientes.
Confira 5 dicas para aumentar a proteção da OT
Tendo em vista a criticidade dos ambientes de Tecnologia Operacional, responsáveis muitas vezes por sistemas estratégicos, essenciais para as operações, adotar práticas eficientes se tornou uma prioridade na hora de proteger as infraestruturas industriais. Para isso, alguns comportamentos são essenciais, como:
- Integre a OT ao planejamento de segurança da TI: como os dois ambientes estão conectados, alinhar as estratégias de proteção da OT com a de TI é o primeiro passo para aprimorar as defesas. Isso deve ser feito tanto em relação à adoção de tecnologias, como no desenvolvimento de um plano de recuperação de desastres.
- Segmente sua rede: a medida é eficaz na redução da superfície de ataque, facilitando a aplicação de controles e a detecção de vulnerabilidades em sistemas críticos.
- Desenvolva a visibilidade no ambiente: para saber o que precisa ser protegido, primeiro é necessário ter conhecimento. Ao implementar a visibilidade sobre os ativos e as operações, é possível identificar pontos de melhoria, aplicando medidas preventivas e corretivas para aprimorar a SI.
- Adote tecnologias específicas para OT: além da integração com a TI, também é essencial que a empresa invista em soluções específicas para os ambientes de Tecnologia Operacional, complementando os controles tradicionais com recursos projetados sob medida.
- Centralize a gestão das operações de segurança: uma das principais dificuldades ao implementar a proteção nos ambientes de OT é a complexidade na gestão das ferramentas. Nesse sentido, adotar recursos que centralizem as operações é essencial para facilitar a aplicação dos controles.
Soluções completas para proteger a OT
Além das dicas de proteção, existem tecnologias específicas que podem melhorar significativamente a segurança da OT, que você pode encontrar com a Under Protection. Confira:
- SOC NG: nossa solução de monitoramento 24×7 é baseada em playbooks internacionais renomados no mercado de SI. Com uma equipe disponível em tempo integral, o SOC NG auxilia na rápida identificação e contenção de ameaças em múltiplos ambientes, reduzindo a superfície de ataque e aumentando a segurança dos sistemas em tempo real.
- NG LISA®: exclusiva da Under Protection, a solução de análise e identificação de riscos em processos, pessoas e tecnologias ajuda na otimização dos controles de SI, corrigindo e minimizando vulnerabilidades críticas, que podem ser exploradas por operadores de ameaças.
- DarkTrace OT: com visibilidade integrada entre os ambientes de TI e OT, a solução DarkTrace OT oferece uma camada extra de proteção para operações industriais, mitigando riscos e prevenindo incidentes.
- Tenable One: a plataforma da Tenable unifica a gestão de OT, IoT e TI, permitindo uma visão completa dos ativos e da inteligência de riscos, facilitando a tomada de decisões de segurança e aprimorando a proteção das infraestruturas críticas.
Hoje, para lidar com a crescente complexidade dos sistemas, é fundamental que as empresas adotem uma abordagem especializada para proteger suas operações. Na Under Protection, temos soluções próprias e em conjunto com empresas parceiras que vão ajudar o seu negócio a elevar a maturidade de TI e OT. Fale agora com um dos nossos executivos de negócios para conhecer mais sobre como podemos ajudar.