Jornada da Segurança: saiba a importância das etapas de Detect, Respond e Recovery

Três últimas fases da Jornada envolvem a atuação proativa frente à identificação de ataques e tratamento de ameaças ativas.

Na segunda parte do nosso conteúdo especial sobre a Jornada da Segurança, trouxemos mais detalhes sobre as etapas de Detect, Respond e Recovery, que são responsáveis, respectivamente, pela identificação e mitigação de ataques, bem como pela recuperação e reestabelecimento do ambiente.

Apesar de estarem posicionadas ao final da Jornada, muitas vezes, o caminho de uma organização pode se iniciar por estas fases. Isso ocorre porque a Segurança da Informação recebe priorização, geralmente, após a ocorrência de algum incidente, que coloca a credibilidade em cheque no mercado. Buscando não só conter o ataque como também evitar prejuízos futuros, a empresa dá início pelas etapas finais.

Hoje, apresentaremos um pouco mais sobre cada uma e a sua importância no caminho como um todo. Confira.

 

Jornada de SI: Detect, Respond & Recovery

Detect: identifique ameaças rapidamente com o monitoramento constante

A etapa de detecção, como diz o nome, é responsável pelo reconhecimento de quaisquer agentes maliciosos que tenham se instalado no ambiente, trazendo riscos para a operação, a lucratividade e a credibilidade da empresa no mercado. Feita através da atuação ininterrupta de nosso SOC Next Generation, esta fase é capaz de identificar desde ataques ativos ao sistema, como instalação de malwares e múltiplas tentativas de logins, até falhas em processos e condutas por parte dos colaboradores.

A partir de um centro de monitoramento que utiliza as mais modernas tecnologias, como Inteligência Artificial e machine learning, o SOC atua no esquema 24x7x365 e envia alertas para as equipes de plantão, a fim de iniciar uma validação detalhada sobre a ocorrência registrada.

Em uma empresa, a presença do SOC contribui na rápida identificação e redução tanto no tempo de resposta quanto na superfície de ataque, mitigando as consequências diretas na parada de operações, vazamento de dados e perdas financeiras.

Respond: atue de forma ativa frente aos incidentes

A etapa de resposta pode ser confundida com a detecção, uma vez que ela parte de um princípio de identificação e tem uma iniciativa proativa na resolução das ameaças. No entanto, é importante destacar que esta fase é contratada de modo independente à detecção e atua, geralmente, só quando algum agente malicioso inicia um ataque ao ambiente.

Realizada pela nossa solução de Resposta a Incidentes, ela traz consigo todo o repertório da Under Protection e a expertise de nossos analistas, que assumirão a frente e aplicarão os controles necessários para atenuar e inativar a ação de malwares, hackers, ransomwares e demais ameaças.

Recovery: o passo a passo para que a empresa saiba como lidar com novos incidentes

A última fase da nossa Jornada de Segurança pode ser também o primeiro passo após o reestabelecimento do ambiente. A recuperação, desenvolvida através de um plano de Disaster Recovery, é a responsável pela determinação de controles, práticas e medidas que vão nortear a organização para lidar, desde o princípio, com quaisquer incidentes.

Aqui, é importante destacar que o D&R é produzido de forma personalizada à organização, sempre se atentando às características e necessidades do ambiente. Além disso, uma vez desenvolvido, o plano de Disaster Recovery deve ser colocado em prática através de simulações periódicas e reajustado sempre que houver a necessidade.

A sua relevância dele para a SI está em preparar a empresa para realizar uma contenção inicial assim que o ataque for identificado. É sempre importante contar com a ajuda de pessoas e organizações especializadas para ter certeza de que a ameaça foi inativada, mas uma atuação inicial pode reduzir a superfície de ataque e até mesmo interromper a atividade do vírus.

 

Hoje, em qual estágio da Jornada da Segurança a sua empresa se encontra?

Na Under Protection, além da extensa expertise, temos soluções completas que vão elevar a sua SI.

Vamos conversar?

Agende hoje mesmo um horário com nossos executivos através da aba de contato e prepare a sua empresa para lidar com quaisquer imprevistos.

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