Inteligência Artificial na segurança cibernética: conheça os principais benefícios

A chegada de ferramentas de IA com automação traz mudanças para o panorama dos ciberataques, mas também proporciona inovações na defesa.

Desde o início de 2023, o ChatGPT se tornou uma das principais palavras-chave nas redes sociais. A ferramenta, que utiliza IA para estabelecer uma comunicação clara com o público, no formato de um web diálogo, chamou a atenção não só por dar uma prévia do potencial das novas tecnologias disruptivas, como também pela facilidade na geração de conteúdo, fato que, ao mesmo tempo em que proporciona a automatização das tarefas, também traz inseguranças para diversas profissões e para a proteção cibernética.

Porém, o ChatGPT não é a primeira ferramenta a utilizar Inteligência Artificial. O que trouxe destaque foi o fato de que, à fácil acesso ao público, ela poderia ser utilizada para ações maliciosas, como a descoberta de vulnerabilidades, geração de mensagens persuasivas, entre outros, trazendo novos riscos às organizações. No entanto, mais do que uma ameaça, a IA pode ser uma importante solução para o estabelecimento de estratégias corporativas que visem à segurança do ambiente.

 

Neste conteúdo, reunimos 5 benefícios que o uso da Inteligência Artificial proporciona para a SI. Confira:

Análise de um grande volume de dados

O surgimento de novas tecnologias é motivado, sobretudo, pela possibilidade de potencializar a capacidade humana. Com a IA não é diferente. Ao aliar machine learning, a solução permite a análise de múltiplos dados de forma instantânea, facilitando a avaliação e o enriquecimento das informações para o uso estratégico.

 

Identificação de comportamentos anormais

Outro fator proporcionado pela união do machine learning com a Inteligência Artificial é o acompanhamento de atividades e o estabelecimento de padrões de comportamento. Quando saem do escopo esperado, a IA ativa um alerta para o departamento de SI fazer uma averiguação detalhada, a fim de distinguir se as ocorrências têm origens em ações maliciosas ou em comportamentos comuns.

 

Rápida identificação e resposta a incidentes

Por automatizar diversas atividades e realizar a rápida análise de bancos de dados, a Inteligência Artificial beneficia a segurança cibernética ao proporcionar velocidade às práticas de identificação e resposta a incidentes, reduzindo a superfície de ataque. Essa ação inicial não só aumenta o tempo de resposta das equipes como também possibilita a contenção inicial, favorecendo a adoção de medidas objetivas.

 

Redução da sobrecarga dos profissionais

É fato que a ausência de mão de obra qualificada no mercado de cyber está se tornando um problema crônico. Porém, diferentemente das más previsões e do medo de muitos profissionais, a chegada e a ampliação do uso da Inteligência Artificial promete automatizar as funções, contribuindo com a velocidade e os resultados das atividades cotidianas.

Ao realizar o “trabalho duro” de análise de dados, monitoramento e acompanhamento de padrões, a IA livra os colaboradores de muitas funções, que passam a serem feitas de forma automática, permitindo a atuação em áreas de maior demanda e no estabelecimento de estratégias comerciais para elevar a segurança do ambiente.

 

Prevenção contra ameaças

Por somar a grande capacidade de análise de dados e comportamentos com a automação do aprendizado, a IA possibilita a previsão e a prevenção de ataques, trazendo mais autonomia às equipes no estabelecimento de estratégias de cibersegurança.

 

Hoje, sua empresa já acompanha as tendências de mercado e utiliza a Inteligência Artificial para elevar a Segurança da Informação?

Caso não ou se você deseja ampliar a atuação da sua IA para oferecer uma proteção completa, entre em contato com nossos executivos e conheça soluções personalizadas.

Compartilhe

INSCREVA-SE PARA RECEBER
ATUALIZAÇÕES

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail

    SIGA-NOS