Conheça os benefícios que um plano de Disaster Recovery pode trazer para a sua empresa

Solução tem sido cada vez mais necessária, diante do aumento de incidentes cibernéticos.

 Nos últimos conteúdos, você vem acompanhando diversos cenários para o panorama da SI. Esses cenários, propostos pelos principais líderes e organizações do mercado, acendem um alerta para a ocorrência de incidentes, que passam a ser uma questão mais presente para o cotidiano das empresas.

O fato é que o número de ataques cibernéticos não para de crescer. Porém, em mesma proporção, surgem medidas e práticas para lidar com essa crescente. Além das técnicas de mitigação de vulnerabilidades, a adoção de planos de recuperação de desastres tem sido outra forma interessante para que as empresas saibam como agir e, ao mesmo tempo, estejam preparadas para qualquer ocorrência.

Hoje, você vai conhecer 6 benefícios que o plano de Disaster Recovery traz para a sua empresa, tanto em segurança, como também em economia e produtividade. Confira:

  • Agilidade para responder a incidentes

Esse é um dos primeiros e mais importantes benefícios sob a ótica da segurança. Isso porque, no momento em que um ataque acontece, é normal que as equipes fiquem desnorteadas, sem saber os passos para conter o incidente e retomar as operações. Os planos de D&R proporcionarão as orientações adequadas que o seu time deve seguir nas primeiras e mais cruciais horas de um ataque.

  • Preparação para recuperar o ambiente rapidamente

“Ok. Minhas equipes contiveram o ataque e já é seguro retomar as operações. Mas, como eu lido com essa confusão que ficou após o incidente?”

Além das medidas para mitigar a superfície de ataque e estabilizar o ambiente, o plano de Disaster Recovery também contará com o passo a passo para que você possa retomar as atividades, de acordo com os impactos proporcionados. Por exemplo: imagine que, para conter o ciberataque, foi necessário reinstalar o sistema e começar as operações do zero. O plano de D&R terá as orientações para reestabelecer os dados e retomar as atividades, sempre visando o mínimo impacto sobre o seu faturamento e credibilidade.

  • Mais segurança para os dados e recursos de trabalho

Também sob a ótica da segurança, o Disaster Recovery inclui as orientações que devem ser adotadas antes do ataque, como forma de proteger os sistemas e os dados. Isso pode ser feito, por exemplo, com o plano de backup. Assim, caso algum incidente aconteça, as informações necessárias para a continuidade do negócio estarão salvas em um local seguro.

  • Redução nos gastos

Diante de uma situação de emergência, não é incomum que excedamos um pouco os gastos previstos. No caso de um incidente cibernético, a dinâmica é a mesma.

Imagine que, ao sofrer um ataque, a sua empresa esteja despreparada para lidar com a situação. Assim, você investirá em soluções que ofereçam resultados rápidos ou imediatos para minimizar os impactos. Porém, soluções emergenciais, normalmente, custam mais caro, além do fato de que, diante da necessidade, você não vai analisar qual é o melhor negócio para a sua empresa.

O plano de D&R, ao deixar as equipes preparadas para lidar com situações de emergência, vai reduzir os gastos. Os recursos economizados, dessa forma, podem ser investidos em outras áreas, como a Segurança da Informação, contribuindo ainda mais para a prevenção de incidentes.

  • Preparação para lidar com quaisquer sinistros, sejam eles digitais ou não

Quando falamos em incidentes, é comum que, inicialmente, venha-nos à mente os ataques cibernéticos. Porém, sinistros de qualquer tipo podem oferecer perigo à empresa.

Se está difícil pensar em uma situação externa, basta imaginar que a sede da sua organização fica em um local de risco e, após uma forte chuva, os escritórios ficaram alagados, ocasionando em perdas de equipamentos. Um bom plano de Disaster Recovery vai contar com as orientações necessárias para que você saiba como agir diante de inúmeras situações.

  • Personalização às necessidades da empresa

Outro benefício do Disaster Recovery é que ele será adaptado à sua realidade de negócio. Dessa forma, você estudará o ambiente, entenderá as principais fragilidades e desenvolverá um plano totalmente voltado para suprir a necessidades da empresa.

Dica extra

Aqui, também é importante lembrar que, após adotar um plano de D&R, a empresa não pode relaxar. Isso porque, apesar de toda a preparação, não é possível evitar 100% das falhas. Assim, o seu plano deve ser constantemente testado e revisto, como forma de adaptá-lo e aprimorá-lo para lidar com as mais variadas situações.

 

Hoje, a sua empresa já possui um plano de D&R em que você confia?

Somos especializados em Segurança da Informação e contamos com equipe totalmente preparada para auxiliar o seu negócio a aprimorar a proteção. Se precisar de ajuda para implantar um plano de D&R do zero ou melhorar o seu, fale com nossos executivos.

Compartilhe

INSCREVA-SE PARA RECEBER
ATUALIZAÇÕES

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail

    SIGA-NOS