A integridade, a disponibilidade, a confidencialidade, a responsabilidade e a autenticidade são tópicos que regem a Segurança da Informação e diversas leis vigentes, a exemplo da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao aplicar o SGSI, a organização passa a conhecer de maneira aprofundada os pilares, aplicando-os de forma efetiva no dia a dia, a fim de elevar a qualidade dos controles e do tratamento destinado aos dados.
A aplicação do SGSI passa pela certificação na norma ISO 27001. No mercado, esse selo é visto de maneira positiva pela gestão das informações, tanto de clientes como de fornecedores e parceiros, impactando toda a cadeia produtiva. Desse modo, ter a certificação ISO oferece às organizações uma vantagem competitiva, além de maior confiabilidade e credibilidade no mercado, ao mostrar a responsabilidade com a gestão dos dados.
Para obter o selo da ISO 27001, diversos controles são necessários, a fim de elevar a segurança das informações. Uma dessas medidas passa pela gestão e restrição dos acessos aos dados sensíveis. Isso não significa que estes serão mais difíceis de serem alcançados, mas apenas que o acesso será limitado somente aos colaboradores de cargo e responsabilidade compatíveis com o nível de risco de determinadas informações. Na prática, isso favorece a segurança do ambiente como um todo.
Hoje, como a sua empresa avalia a Segurança da Informação? Na UP, temos soluções completas para elevar a sua proteção, beneficiando a operação, a lucratividade e a confiabilidade no mercado.